sexta-feira, 7 de junho de 2013

CÉREBRO DE GALINHA

Quando eu morava no interior de Minas Gerais, em minha casa havia uma grande quantidade de galinhas, eu gostava muito de ficar observando o comportamento delas, principalmente as que ficavam presas no galinheiro. Algumas delas mesmo com as telas bem esticadas e sem nenhum buraco para fuga: elas ficavam insistindo em encontrar uma passagem, e isso elas faziam o dia todo; algumas mesmo quando abríamos a porta do galinheiro para elas saírem um pouco, elas não percebiam que a porta estava aberta e insistia em passar pela tela.
Mesmo que você coloque uma cerca elétrica elas fazem a mesma coisa, batem na cerca se machucam, mas continuam a tocar na cerca para tentar a fuga.
Elas não têm raciocino para memorizar que é impossível passar na tela, por isso elas insistem horas sem parar, mas não obtém sucesso.
Muitos ouvem a palavra de Deus durante décadas, mas não conseguem memorizar as doutrinas de Jesus, continuam a insistir em viver no pecado, mesmo sabendo que não vai dar certo; fazem como as galinhas dentro do galinheiro perdem tempo batendo na tela, mas elas ainda são aceitáveis porque não tem raciocínio.
Milhares de animais são mortos nas rodovias do Brasil porque não possuem o raciocino, muitas vezes eles estão na beira da pista; e quando vem um carro ou caminhão eles entram na frente e são atropelados, porque não podem raciocinar que ali é perigoso.
Mas o Senhor nos fez inteligente, podemos raciocinar escolher o que é bom ou ruim para nossa vida.
Quantas vezes o Espírito Santo nos adverte nos mostrando o perigo que esta adiante, mas nós tapamos os nossos olhos com nossas próprias mãos e insistimos em cair no abismo.
O coração do homem sem Cristo o conduz facilmente em caminhos que parecem perfeitos aos nossos olhos, mas que certamente nos conduzem a morte. Muitas vezes pedimos algo para o Senhor e Ele não nos dá, porque Ele sabe quais são às nossas necessidades, O Senhor não nos dá nada que não seja para que o Seu nome seja glorificado, então agimos segundo o desejo do nosso coração, nos fazemos de cegos para tentar obter aquilo que o Senhor nos negou passamos por cima da Sua Lei, e agimos semelhante às galinhas atrás da tela: dando cabeçadas e se ferindo. Quando guardamos os ensinamentos de Jesus o Espírito Santo não nos deixa ficar dando cabeçada; Ele abre a porta e nos mostra a saída.
APROVEITANDO A VIDA.
 Salomão foi o Rei mais rico da história da bíblia, ele teve o privilégio de construir o templo de Deus, o qual Deus o tomou como Sua moradia. O desejo de Salomão era ter um amplo conhecimento da vida, saber tudo sobre o comportamento do ser humano.
Ele foi o Rei mais sábio de toda historia; porque não pediu primeiramente bens materiais, ou riqueza, mas escolheu ser sábio. O Senhor viu sinceridade no coração dele; então o tornou o homem mais sábio e mais rico.
Ele poderia ter pedido primeiro as riquezas, mas para ele a riqueza sem a sabedoria faz do homem; soberbo, amante do dinheiro, arrogante, e tudo isso o joga na lama, o torna pobre.
Provérbios 3 : 1- 8 Meu filho, nunca se esqueça das coisas que lhe ensinei. Guarde sempre na memória as minhas instruções.
Se você seguir essas instruções sem falhar terá uma vida longa e tranqüila.
Nunca deixe de ser uma pessoa sincera e bondosa; faça disso uma regra de vida, grave isso em seu coração. Assim você será respeitado pelos homens e Deus lhe mostrará o Seu grande amor.
Confie no Senhor de todo o seu coração; nunca pense que sua própria capacidade é suficiente para vencer os problemas.
E tudo que pretender fazer, não se esqueça de colocar Deus em primeiro lugar. Ele Guiará os teus passos e você será vitorioso. Não acredite e si mesmo pensando que sua própria sabedoria e o motivo do seu sucesso. A verdadeira sabedoria é amar e obedecer ao Senhor, afastando-se do mal. Se você fizer isso, terá sempre saúde e vigor para enfrentar a vida.
OS FRUTOS DA SABEDORIA.
Versus 13 O homem que encontra a sabedoria e descobre a verdade é um homem feliz.
A sabedoria produz muito mais beneficio do que o ouro ou a prata mais fino. Ela vale mais do que a pedra preciosa; não existe nada neste mundo que valha tanto quanto ela. Veja o que ela oferece ao homem! Prazer e paz onde quer que o homem vá. A sabedoria é como uma arvore cujo o fruto dão vida a quem come; feliz são aqueles que sempre come esses frutos!
 Versus 21-26 Meu filho tenha sempre estas duas coisas em vista: a verdadeira sabedoria e a capacidade de tomar decisões certas. Se você possuir essas duas qualidades, terá sempre forças renovadas. Elas são como uma medalha de honra. Elas o levarão por caminhos seguros, onde você não tropeçará. Elas lhe darão um sono tranqüilo à noite. Não precisará ter medo de problemas inesperado nem dos planos de homens maus, porque o Senhor mesmo vai proteger você. Ele não deixará que você caia em qualquer armadilha.
O Senhor nos fez inteligente nunca vamos ver um ser humano preso em uma cela batendo a cabeça horas tentando encontrar passagem, porque temos a capacidade de entender que é impossível atravessar a grade sem o uso de algumas ferramentas.
O Senhor não tolera que permanecemos no erro, porque Ele nos fez a Sua imagem e semelhança, se somos parecidos com Deus; somos inteligentes.

Editado por José Simião.

07/06/2013