domingo, 21 de outubro de 2012

A NOIVA DE CRISTO


Mateus 25:1-13

“ENTÃO o reino dos céus será semelhante a dez jovens virgens que, apanhando as suas lamparinas, saíram ao encontro do noivo. E cinco delas eram prudentes, e cinco loucas. As loucas, tomando as suas lamparinas, não levaram azeite reserva consigo. Mas as prudentes encheram de azeite as suas lamparinas, pois não sabia qual seria o tempo que o Noivo demoraria a chegar. E, tardando o noivo, o cansaço as fez toscanejar, e adormeceram. Mas à meia-noite ouviu-se um alvoroço: Aí vem o esposo, saí-lhe ao encontro. Então todas aquelas jovens se levantaram, e prepararam as suas lâmpadas. E as loucas disseram às prudentes: Dai-nos do vosso azeite, porque as nossas lamparinas se apagam. Mas as prudentes responderam, dizendo: Não seja caso que nos falte a nós e a vós, ide antes aos que o vendem, e comprai-o para vós. E, tendo elas ido comprá-lo, chegou o Noivo, e as que estavam preparadas entraram com ele para as bodas, e fechou-se a porta. E depois chegaram também as outras jovens que foram abastecer suas lamparinas, e disseram: Senhor, Senhor, abre-nos. E ele, respondendo, disse: Em verdade vos digo que não as conheço. Vigiai, pois, porque não sabeis o dia nem a hora em que o Filho do homem há de vir. O evangelho de Mateus neste texto nos relata a Parábola das dez virgens. As virgens representam todos os crentes em Jesus. O que significa que, na igreja, há dois tipos de crentes: O Prudente e o Néscio; o vitorioso e o derrotado. O que separa este dois tipos de crentes, e a prudência= a vitória, imprudência= derrota. É que, além da lamparina, ele tem azeite sobrando ou está preparado, vigiando. O louco e o crente despreparado não são guiados pelo Espírito Santo.
Muitos são crentes, mas não com o objetivo de ter um santo relacionamento com Deus, e sim por alguns motivos pessoais, amizade, namorada, falta do que fazer, frequentar o templo é apenas uma forma de passar o tempo.
O crente prudente está sempre a espera de Jesus, ele sabe que a morte pode chegar antes, por isso ele está sempre vigiando.
A bíblia nos conta que todas eram virgens, ou todas era a igreja de Cristo, mas está não é questão principal desta parábola. A questão principal era dois tipos de igrejas preparada, e despreparada para encontrar com Jesus. O objetivo de Jesus era mostrar para os seus discípulos, e para nós que o tempo de Deus não é o mesmo tempo do homem.
Podemos prever se vai chover o não, se vai fazer frio ou calor, mas a vinda súbita de Jesus será uma grande surpresa para muitos crentes.
Apesar de Jesus ter recebido todo o poder nem Ele mesmo sabe qual será o dia em que o Pai lhe dará ordens para levar os Teus escolhidos.
Quando não damos espaço para o Espírito santo em nossa vida deixamos de acreditar que Jesus pode vir a qualquer momento, nos esquecemos que a nossa vida é semelhante a uma vela acesa, e derrepente uma pequena corrente de vento passa e ela se apaga.
Assim é a nossa vida, um jovem estava prestes para se casar já havia comprado todos os moveis, e no próximo mês iria realizar o sonho dele e de sua noiva, mas a morte não manda recado, ele estava dirigindo o seu automóvel pela rodovia em direção ao seu trabalho e havia uma enorme fila de caminhões vindo de sua direção oposta, e derrepente de traz de uma carreta surgiu um automóvel na pista a qual ele estava dirigindo e bateu de frente em seu carro, e ali foi o fim dos sonhos daquele jovem, e de sua noiva.
Não sabemos a que dia e hora Jesus virá, nem tão pouco qual é o nosso tempo de vida mesmo que tenhamos a melhor saúde.
O cristão prudente tem azeite de sobra em sua lamparina, ou melhor; ele está cheio do Espírito Santo, renuncia os prazeres da carne, porque tem um compromisso com Deus.
Não devemos ser apenas conhecidos de Jesus, e sim amigos, Ele disse em João 15 : 14 que seriamos  seus amigos se fizéssemos aquilo que Ele nos ordenou.
Lamparinas cheias de azeite Espírito Santo presente, desejo de ganhar almas, estar atento, não deixe para encher de azeite a sua lamparina na ultima hora.
As virgens prudentes não emprestaram azeite para as néscias porque as néscias deveriam estar preparadas como as prudentes, isso também nos ensina que cada um é responsável por si mesmo diante de Jesus. Nós não sabemos quem realmente está pronto para encontrar se com Jesus.
Nem todos que falam de Jesus é de Jesus, assim também nem todos que estão dentro do templo estão preparados para o arrebatamento.

JESUS VIRÁ BUSCAR DA IGREJA PURA

Uma igreja que não seja moldada segundo o desejo do coração do homem pecador, uma igreja que tenha como objetivo ganhar almas para Jesus, que ensine os crentes a sobreviverem sem participar das coisas pecaminosas.
A igreja de Cristo é aquela que prega a salvação, e que através dos crentes que tem um serio compromisso com Deus Ele opera maravilhas.
Jesus não fundou uma igreja que agradasse aos fariseus e sim uma igreja que honrasse o nome do Pai, uma igreja que pudesse diferenciar o crente do mundo, existia um grande paredão entre a igreja de Jesus e o mundo, mas muitas denominações modernas estão demolindo o muro e se ajuntado, não há preocupação com a qualidade do crente e sim com a quantidade.
Estamos com milhares de igrejas caminhando em direção a morte, crentes desorientados, pregadores que não dão importância no evangelho da salvação, são instruídos pelos seus presidentes a pregar somente promessas para atrair multidões.
A igreja de hoje que está esperando por Jesus, fala mais de si mesma do que da salvação, ouvimos três minutos de pregação o resto são cenas de pessoas que estão a espera de um milagre, ou que está em busca de conseguir algo material, vendas de livros, CDS, e as campanhas para arrecadar milhões, pastores e apóstolos ridicularizando o irmão em Cristo, brigam por inveja, está é a igreja que vai subir.
Ainda bem que muitas igrejas são de Jesus, e tem compromisso com Ele, a igreja que vai subir é diferente das demais, ela não se contamina, ela é escolhida por Deus Pai.
Efésios 5 : 1 - 7 Sigam o exemplo de Deus em tudo quanto fizerem. De tal como uma criança muito amada imita seu pai. Sejam cheios de amor pelos outros, seguindo o exemplo de Cristo, que amou vocês e Se entregou a Deus como sacrifício a fim de tirar os seus pecados. E Deus ficou satisfeito, porque o amor de Cristo por vocês foi para Ele como suave perfume.
Que não haja pecado sexual, impureza ou ganância entre vocês. Que ninguém seja capaz de acusá-los de qualquer dessas coisas. As histórias sujas, a conversa indecente e as brincadeiras inconvenientes - estas coisas não são para vocês. Ao invés disso, relembrem uns aos outros a bondade de Deus, e sejam agradecidos.
Olhem o versículo 5 o que nos diz: PODEM ESTAR CERTOS: O REINO CRISTO E DE DEUS NUNCA SERÁ DE NINGUÉM QUE SEJA IMPURO OU GANANCIOSO-POIS UMA PESSOA GANANCIOSA  NA REALIDADE É UMA IDOLATRA: AMA E ADORA AS COISAS BOAS DESTA VIDA MAIS DO QUE A DEUS. NÃO SE DEIXE ENGANAR POR AQUELES QUE PROCURAM JUSTIFICAR ESTES PECADOS, PORQUE A TERRÍVEL IRÁ DE DEUS ESTÁ SOBRE TODOS AQUELES QUE OS PRATICAM.
Desculpem-me pela frase que irei usar: estes versículos e como um coice de mula na testa de muitos crentes pilantra.
Versículo 7 do mesmo capitulo nos adverte: Não andem nem mesmo na companhia  de tais pessoas, e os templos estão cheio de crentes que adoram estes homens dentro de seus templos a atração não é Jesus e sim eles, será esta a igreja que vai subir?
Se não é nem para andar com pessoa que cometem estes pecados, quanto mais ser doutrinados por elas.
A igreja que vai subir não se ilude com as coisas deste mundo, a prioridade dela é unicamente conduzir almas para Jesus Cristo.
A igreja que vai subir não copia o mundo para atraí-lo, mas elas matem-se dentro da sã doutrina para saber a diferença do certo e do errado, ela sabe o que agrada a Deus.
Onde há compromisso com Deus o pecado não prevalece, e onde o pecado prevalece Deus está distante.
Multidões nem sempre significa que Deus está presente, muitas vezes é apenas a fama do homem pecador.
Milagres e curas, o candomblé, o espiritismo, os falsos deuses, o próprio Satanás faz milagres ele cura faz os seus seguidores prosperarem na vida, é claro que o preço é a condenação eterna, mas o mundo não está preocupado com isso eles somente enxergam o presente e que se dane o futuro.
Muitos pregam a palavra e fazem milagres, mas são mensageiro do diabo o objetivo deles não é salvar almas e sim prometer para os seus seguidores uma vida mansa, exatamente o oposto que Jesus nos prometeu, essa historia que sendo o pai rico, o filho tem que ser rico não encaixa na vida espiritual, está não é a igreja que vai subir.
Meu muito obrigado, fiquem na paz de Cristo e tenham uma ótima semana.  

Editado por José Simião.
21/10/2012