sexta-feira, 9 de setembro de 2011

A TRÁGICA MORTE DO GENERAL SÍSERA.



Juizes 4 : 1-24
Depois que Eúde morreu, o povo de Israel tornou a pecar contra o Senhor. Por isso o Senhor deixou que eles fossem dominados por Jabim, rei de Hazor, em Canaã. Sisera, comandante do exército de Jabim, vivia em harosete hagoim.
Ele tinha novecentos carros de ferro e já fazia vinte anos que dominava, e com dureza! - o povo de Israel.
Finalmente o povo pediu socorro ao Senhor. Nesse tempo, quem exercia as funções de Juiz era a profetisa Débora, mulher de Lipidote.  Ela fazia funcionar o tribunal no lugar que veio a ter o nome de “Palmeira de Débora,” entre Ramá e Betel, na região montanhosa de Efraim. Ali os Israelitas procuravam Débora para resolver as demandas.
Certo dia ela mandou chamar Baraque, filho de Abinoão, que morava em quedes, no territorio de Naftali, e disse: “O Senhor, O Deus de Israel, mandou você  reunir dez mil homens das tribos de naftali e de Zebulom. Leve esse exercito ao monte Tabor para enfrentar o poderoso exército de Jabim, com todos os carros que ele tem,  estando no comando o general Sísera. Disse o Senhor:”Eu farei que o exército de Jabim, vá para o ribeiro Quisom. Ali você derrotará as forças inimigas.
“Eu só vou se você for comigo,” “disse Baraque a Débora. “Do contrario, não,” “Esta bem,” respondeu ele, “vou com você; mas fique sabendo que quem vai ficar com a honra de vencer Sísera é uma mulher, e não você”. Porque o Senhor entregará a uma mulher.” E Débora foi com Baraque a Quedes. Na verdade o povo de Israel não ganhava a guerra quem ganhava era Jeová que facilitava para eles, eles só ganhavam quando estavam em comunhão com Jeová o grande guerreiro. Jeová era quem comprava as brigas e fazia algo para os Seu inimigos perderem a batalha, observem o versículo 7 do capitulo 4 de juizes quando a profetisa Débora entrega a mensagem do Senhor a Baraque “Eu farei que o exército de Jabim  vá para o ribeiro de Quisom. “Ali você derrotará as forças inimigas” quando os seus aliados estavam em perfeita comunhão com Ele eram vencedores, mas quando estavam em pecado a derrota era certa, nesta época o povo de Deus cometiam muitos pecados confiando nos sacrifícios que Jeová exigia, poucos o seguiam fielmente. Jeová era considerado o Senhor dos exércitos os Seus profetas levava a mensagem da vitória era só seguir conforme as instruções dadas por Ele então a vitória estava garantida.  porque através de Seu poder fazia os seus aliados vencerem mesmo que fosse um pequeno exército. insignificante diante do inimigo, Ele entrava em ação para que o Seu nome fosse glorificado. O que Jeová queria provar é que sem Ele não teria vitória
Então Baraque convocou os homens de Naftali e de Zebulom em Quedes. Dez mil homens foram reunidos e marcharam com ele. Débora tambem foi com ele. Héber, o queneu-os queneus eram descendentes de Hobabe, sogro de Moises-tinha deixado o restante do grupo da família a que pertencia, e tinha estabelecido as moradias dele e parentela em diversos lugares, alcançando até o carvalho de Zaanim, junto a quedes.
Quando contaram ao general Sísera que o exército comandado por Baraque estava acampando no monte Tabor, ele reuniu todo o exército, contando os novecentos carros de ferro, e marchou de Harosete-Agoim para o ribeiro de Quisom.
Disse, pois Débora a Baraque: “Chegou a hora de entrar em ação! O Senhor vai na frente! Ele já entregou Sísera a você!” Então Baraque e os dez mil soldados de Israel desceram do monte Tabor para a batalha. O Senhor Deus derrotou totalmente as forças chefiadas pelo general Sísera, pondo em confusão os soldados e os carros, diante de Baraque. Vendo isso, Sísera saltou do carro e fugiu a pé. Baraque e seus soldados perseguiram os homens e os carros inimigos até Harosete-Hagoim, e destruiram o exército inteiro ao fio da espada. Não escapou nem um homem sequer! Enquanto isso,  Sísera  fugiu para a tenda de Jael,  mulher do Queneu Héber, pois Jabim, rei de Hazor, e o grupo de família chefiadas por Héber estavam em paz.
Jael saiu ao encontro de Sísera, e disse: “Venha para a minha tenda. Ali o senhor estará  a salvo. Não tenha medo.” Ele aceitou.  Foi para a tenda de Jael e ela cobriu o General Sísera com uma coberta.
“Estou com muita sede!,”  disse ele.”Por favor, dê-me um pouco de água .”
Ela abriu uma vasilha de leite e o deu a Sísera e tornou a estender a coberta sobre ele.  O general Sísera disse a Jael: “ Fique de vigia na porta da tenda; se chegar alguma pessoa e perguntar se há alguém , diga que não.” Então a mulher de Héber pegou uma estaca e um martelo e foi pisando levemente até o lugar em que o General Sísera dormia sono profundo- porque estava exausto. E Jael enfiou a estaca nas têmporas do General Sísera, com o martelo e punhos firmes a estaca atravessou a cabeça dele e ficou fincada no chão. E assim morreu o famoso general Sísera! Baraque vinha perseguindo Sísera. Jael foi ao encontro dele e disse: “Venha ver o homem que você está procurando Ele foi, e viu Sísera morto, com a estaca espetada na cabeça”. Assim naquele dia Deus usou Israel para derrotar Jabim, rei de Canaã.
A cidade de AI também Jeová entregou nas mãos dos Israelitas. Era só Josué cumprir as suas ordens dadas por Jeová. Josué 8:18-25 Jeová arma uma emboscada para o povo de Ai e mais uma vez Jeová vence a guerra para defender o seu povo.
Tudo o que Deus quer provar para a humanidade é  quem estiver com Ele já mais será derrotado em qualquer que seja o problema.
O general Sísera era famoso chefe de guerra entre os homens, mas foi derrotado pelas forças de Jeová.

Editado por José Simião
09/09/2011
Artigo 120

UM PRESENTE DADO POR DEUS




Quando Deus criou a mulher acredito que Ele tenha dito: o que posso fazer de especial para o homem viver feliz, então Ele criou esta obra de arte que é tão especiais para nós homens. É uma pena que nem todos gostam desta criatura maravilhosa.
Durante muitos anos elas foram discriminadas, só servia para gerar filhos, dona de casa eram verdadeiras escravas de seus maridos machistas.
Mas com passar dos tempos “as” autoridades caíram na real e perceberam que elas possuem a mesma capacidade do homem, ou mais.
Elas dirigem grandes empresas, assumem cargo de governos, advogam, enfim estão nos cargos mais importantes da sociedade.
Elas são carinhosas, mas nem todas recebem um bom tratamento de seus companheiros, muitas são espancadas, torturadas, humilhadas por certos tipos de homens que não podemos nem comparar com nenhuma espécie de animal, porque seria uma ofensa qualquer animal irracional.
Ela é a alegria do nosso lar, mãe de nossos filhos, companheira fiel, quando nós homens pensamos em desistir de plano ela nos diz: tente outra vez. O amor em seu coração é tanto que transborda, mesmo quando esta enferma procura demonstrar alegria para todos. Ela sonha com o sucesso de seu esposo, e de seus filhos. Esta sempre orando a Deus para que seu lar seja abençoado. Trabalham fora para ajudar no sustento da casa, muitas são mais eficiente que certos homens.
Para um homem abandonar os filhos e fácil, mas para ela não; o amor de mãe não deixa,
Porque Deus colocou em seu coração o amor materno
Feliz é o homem que tem uma esposa honesta, feliz é a mulher que tem um esposo que a reconhece como um presente dado por Deus.
O homem sempre teve grandes destaques na bíblia, mas na hora de gerar o filho de  Deus Ele não pode usar o homem, você teve o privilégio de gerar o Salvador da humanidade.
Eu não quero que vocês interpretem este texto de uma forma errada pensando que para servir a Deus é preciso ser escrava do seu esposo, porque hoje vocês trabalham e não dependem unicamente do salário dele. I Pedro 3:1-5
Esposas, acomodem-se aos planos de seus maridos; porque assim, se eles se recusarem a prestar atenção quando vocês lhes falarem a respeito do Senhor, serão ganhos pelo comportamento respeitoso e puro de vocês; a vida piedosa de vocês lhes falará melhor do que quaisquer palavras. Não se preocupem com a beleza exterior que depende de jóias, ou de roupas luxuosas ou de penteados. Sejam belas interiormente, em seus corações, com o encanto duradouro de um espírito amável e manso, que é tão precioso para Deus.
Esse tipo de beleza interior foi que se viu nas santas mulheres do passado, as quais confiavam em Deus e concordam com os planos do maridos.
É claro que dentro de muitos lares as esposas são obrigadas a assumirem o papel do homem, porque muitos são irresponsáveis. Apesar de a bíblia dizer que o homem é a cabeça da casa, hoje existe homens que não servem nem para ser o pé, e o pior muitos são evangélicos.
Que Deus abençoe a todas vocês mulheres cristãs não cristãs, que Deus possa lhes dar força e sabedoria para administrarem os seus lares, e que o Espírito Santo de Deus possa fazer moradia em vossos corações transformando o seu lar em uma fonte de benção.
Você mulher é a riqueza do nosso lar.

Editado por José Simião.
08/09/2011