segunda-feira, 18 de julho de 2011

JOSÉ O FILHO DE ISRAEL.



Gênesis Cap. 37 1:36
José era um filho muito especial de Israel, porque quando nasceu o seu pai já estava com a idade bem avançada. Certo dia Israel deu a José uma roupa de um tecido de alta qualidade, e com belos bordados. Os irmãos passaram a ter ódio dele porque notaram que seu pai dava mais atenção a ele. O ódio o ciúme resultam em contendas, ou até mesmo a morte.
Quando o ódio ou ciúmes passa a nos dominar ficamos impedidos de ter comunhão com Deus, porque eles formão uma barreira entre nós e Deus, então passamos a ser donos da razão, não aceitamos ser exortados, ficamos agressivos e passamos a ofender a outros, então vem “a” destruição da nossa vida espiritual.
Mas José era um rapaz muito especial para Deus, e quando um filho é especial para o pai e para Deus, será um homem bem sucedido na vida material e espiritual.
Em certa noite José teve um sonho, e contou para seus irmãos: “vejam só! Sonhei que nós estávamos colhendo trigo. Quando estávamos amarrando os feixes, o meu feixe ficou parado em pé. E não foi só isso. Os seus feixes rodearam o meu e se inclinaram diante dele!”
Os irmãos responderam: “Você está querendo dizer que vai ser nosso rei? Ou que vai mandar em nós?”.
Depois de contar esse sonho, os seus irmãos passaram a odiá-lo mais, porque estavam dominados pelo ciúme e pelo ódio, e quando isso nos acontece passamos a zombar, a menosprezar ao nosso próximo.
Mas José tem mais um sonho, e inocentemente conta aos seus irmãos: “Sabem? Sonhei que o sol, a lua e onze estrelas se inclinaram diante de mim.”.
E Israel seu pai estava junto e ouviu-o contar o que havia sonhado. E o repreendeu dizendo: “Ora o que significa isso? Que sonho é esse? Então você acha que eu, e sua mãe e seus irmãos vamos ter de nos inclinar na sua frente?!”.
Nem o pai e nem os irmãos sabiam o que estava para acontecer na vida de José, mas o ódio permanecia no coração de seus irmãos.
Após contar este sonho seus irmãos fazem um plano para dar fim na vida de José. Quando passamos a ter ódio de alguém, o nosso coração se torna duro, só há um desejo em nossa mente tirar essa pessoa do nosso caminho, nos livrar dela, então começamos a agir sem pensar e cometemos erros gravíssimos que podem nos condenar a prisão destruindo a nossa vida na sociedade e também a condenação de nossa alma.
Mas como José era um jovem escolhido de Deus, Deus não permitiu que seus irmãos o matassem, Mas Deus permitiu que eles se vingassem dele.
Mas esta vingança fazia parte dos planos de Deus na vida de José, seus irmãos iriam cometer um grande pecado diante dos olhos de Deus.
Israel manda José ir ver seus irmãos que estava pastoreando ovelhas.
E quando ia chegando perto de onde estavam eles viram que vinha vindo e decidiram acabar com ele! E começaram a dizer “lá vem o sonhador!” “Vamos dar cabo dele e deixar o corpo num desses poços. Depois diremos ao pai que foi morto por um animal selvagem. Então veremos em que vão dar os sonhos dele!”.
Quando Rubem ouviu o plano dos irmãos, pensou num modo de salvar a vida de José. Disse ele: “Não vamos matar nosso irmão com nossas próprias mãos! Olhem. Vamos colocar o rapaz neste poço seco.”.
Rubem disse isso com a intenção de libertar José mais tarde.
E quando José chegou, os irmãos tiraram a capa colorida dele e lançaram o rapaz no poço sem água.
Mais tarde quando estavam jantando viram de longe uma caravana de Ismaelitas. A caravana vinha de gileade e iam para o Egito, eles traziam em seus camelos perfumes e temperos finos e goma.
“Escutem” disse Judá. “Que vantagem teremos em matar o nosso irmão? Além de ficarmos com a culpa, não teremos lucro nenhum.Tratemos de vender José àqueles Ismaelitas.” Então em obediência ao o ódio, ao rancor, a inveja que estava no coração deles venderam José como escravo não dando importância a sua vida, esqueceram que era seu irmão não pensaram no sofrimento de seu pai, e nem do pecado que estavam cometendo. Por apenas vinte moedas de pratas se livraram dele. Quando uma pessoa esta dominada pelo ódio satanás sempre da um jeito para uma mentira complementar a outra, para que tudo pareça perfeito. Mas o preço do pecado é o castigo, a miséria, as perturbações noturnas, a paz desaparece não sentimos mais a presença de Deus em nossa vida passamos a ser escravos do pecado porque temos que permanecer na mentira para sustentar um erro cometido no passado. Para enganar o pai eles cometeram outro pecado a mentira. Mataram um bode e sujaram a capa de José com sangue para mostrar o seu pai, e disseram-lhe que um animal selvagem havia devorado o rapaz.
O sofrimento de Israel foi muito grande quando soube da noticia, porque era o filho que ele gostava muito.
A mentira traz sofrimento para a vida de quem mente e para quem a ouve, a mentira destrói famílias, traz as guerras e condena a nossa alma.
Quando em um lar à mentira, o ódio e a inveja prevalecem todos vivem em guerra, surgem a falta de paciência, as agressões verbais os palavrões, a falta de respeito pelas crianças, porque um pecado puxa o outro. Assim como o amor gera a paciência e tudo que é agradável a Deus, o ódio gera contenda, a mentira gera insegurança. Jesus nos trouxe a paz, nos libertou do jugo do pecado Ele traz a paz dentro dos lares, mas satanás veio para destruir, iludir e causar atrito entre pessoas.
Muitos pensam que uma boa educação é o suficiente para que vivamos em paz com todos, podemos ter varias faculdades, mas se não nos libertamos da mentira, do ódio, da inveja, o ciúme, continuaremos a ignorar o amor, iremos alimentar o desejo de destruir o nosso irmão porque somos invejosos mentirosos iguais aos irmãos de José.
Esta historia de José se encaixa perfeitamente na vida de muitos lideres evangélicos que vivem carregados de ódio e inveja de seus colegas, muitos querem se ver livre de seu irmão em Cristo, fazem fofocas criticam. Dentro das igrejas de Cristo também esta cheio dos irmãos de José, eles alimentam a inveja, o ciúme, e torcem pelo irmão que Deus tem usado muito para que saia do meio deles.
Mas José ainda tinha muitas lutas pela frente, a mulher de Potifar tentou seduzi-lo, mas ele resistiu, porque era um homem de Deus e sabia que estaria pecando se aceitasse o convite, mesmo assim a mulher de Potifar mente dizendo que foi José que tentou violenta-la. Então José vai para prisão Mas Deus estava com ele, e tinha um grande plano para sua vida.
Dentro da prisão ele interpreta o sonho de seus companheiros de cela, Deus estava preparando uma grande benção para ele. Então a fama de José como servo de Deus e que revelava sonhos se espalhou pelo reino de Faraó. Faraó manda chamar José para interpretar o seu sonho. Gênesis Capitão 41:15-57
 Ele conta o seu sonho para José, e ele interpreta todos porque Deus estava com ele. Através da interpretação dos sonhos de Faraó, José livra o Egito da fome e Faraó o vê como um homem sábio e o coloca como governador. José o rapaz que foi odiado pelos irmãos, ele que foi jogado no poço como algo insignificante, e depois foi vendido como escravo pelos seus próprios irmãos, Ele foi preso por não aceitar a proposta da mulher de Potifar para cometer adultério. Mas Deus estava com José. Tudo que o Senhor revelou a ele sobre o os sonhos de Faraó aconteceu, porque Deus não abandona o servo fiel, Deus age no tempo certo.
Agora José passa a ser um homem mais importante no reino de Faraó, todas as decisões administrativas do Egito estão em sua responsabilidade, ninguém pode fazer nada sem a sua autorização. Quando Deus tem um plano em nossa vida, não importa o que fomos ou que somos Ele nos transforma, muda a direção de nossa vida, e quebra todas as barreiras. Salmo Cap.34:18-20. O Senhor está sempre perto de quem tem o coração partido e o espírito humilde. O justo passa por muitos sofrimentos, mas o Senhor o livra de todos eles. O Senhor cuida do bem-estar físico do justo; não permite que um único osso seja quebrado.
Os irmãos de José terão que curvar-se a ele quando vier comprar alimento no Egito, porque este era o sonho que o Senhor mostrava à José, seus irmãos iriam reverenciá-lo.
Não importa o que você tem passado, se seu irmão na fé tem ti humilhado duvidando de sua capacidade dizendo que você só vive de sonhos, porque para alguns você é visto como um ninguém. Saiba que Deus levanta o servo fiel e justo, Ele o protege, traz a alegria novamente, e o coloca entre as pessoas mais importantes da sociedade para que o Seu nome seja glorificado. Para Deus não importa a nossa capacidade intelectual, e sim a nossa humildade e o desejo de servi-lo com Senhor da nossa vida.

Editado por José Simião.
18/07/2011