sábado, 9 de julho de 2011

CONHEÇA UM POUCO SOBRE A MAÇONARIA

JESUS ERA AMIGO DE LÁZARO?


João Cap.:11 -1-43
Mas que tipo de amigo é esse? Que ao saber que o outro esta doente quase morrendo, ele faz pouco caso, não se importa com a noticia dada pelas suas irmãs, e ao invés de visitá-lo deixou morrer, será que Jesus realmente gostava de Lázaro e de suas irmãs. Muitas vezes Deus age de tal forma que nos deixa absolutamente sem entender nada, então queremos ser o orientador de Deus, dizer o que Ele deve fazer ou não, deixamos a nossa posição de servos, e por falta de fé tomamos a posição de senhor, eis ai um gravíssimo erro, na vida de um Cristão.
Lázaro e suas irmãs eram amigos íntimos de Jesus, quando se diz íntimo é porque Jesus participava da vida deles, freqüentava o lar deles, comia e compartilhavam assuntos do dia, dia e claro falavam sobre o reino de Deus.
Ver : 3 Por isso suas duas irmãs mandaram um recado a Jesus, dizendo: “Senhor Seu amigo intimo está doente, bem doente mesmo”.
Ver :4 Mas quando Jesus ouviu isso, disse: “O propósito da doença dele não é a morte, mas sim a gloria de Deus, Eu o Filho de Deus serei glorificado com este caso”.
As irmãs de Lázaro não sabiam o que estava acontecendo com seu irmão, mas Jesus sabia, Ele não estava abandonado o seu amigo na hora da morte, mas havia um propósito de Deus na morte de Lázaro e esta seria uma forma de Jesus mostrar aos seus discípulos e a outros o Seu poder.
Imaginem o que Maria e Marta devem ter pensado quando Jesus não atendeu ao seu pedido de socorro, talvez elas tivessem comentado o dia inteiro perguntando a si mesmas porque Ele não veio ver o nosso irmão, afinal era o seu melhor amigo. E quanto aos seus discípulos que Ele os ensinava o amor, o perdão, talvez alguns deles tenha dito isso que é um amigo, e outros, Ele nos ensina tanto a bondade, e vejam só o exemplo que Ele está nos dando. Mas essa é a atitude do ser humano. Somos falhos não conhecemos os planos de Deus para conosco só acreditamos no que vemos e tocamos. Quem ainda não conhece o poder de Jesus somente aponta e julga sem saber a razão do porque isso esta acontecendo. Mas, Marta e Maria conheciam bem a Jesus, e sua autoridade como filho de Deus.
Para os que vieram consolar as irmãs de Lázaro ele estava morto, o seu corpo já estava em decomposição, mas para Jesus ele apenas dormia por alguns momentos. Só precisamos entender que era unicamente um plano de Deus, para que Jesus pudesse mostrar todos que ali estavam o seu poder.
No versículo 20 Quando Marta recebeu a notícia de que Jesus estava chegando, foi ao encontro Dele, porém Maria ficou sentada em casa.
Para Marta ainda havia uma esperança, vejam as palavras de quem conhece a Jesus como Senhor de tudo, Marta sabia que Jesus é a vida e mesmo sabendo que seu irmão estava morto a quatro dias ela  ainda vê uma saída. Versículo 21 Marta disse a Jesus: “Se o Senhor estivesse aqui, meu irmão não teria morrido. Porém, ainda não é tarde demais, pois eu sei que Deus fará meu irmão voltar à vida, se tão somente o Senhor pedir a Ele”. Eu tenho a certeza que quando ela disse estas palavras a Jesus ela estava chorando. Marta não sabia qual era a razão da morte de seu irmão, mas ela sabia que Jesus poderia dar a ele uma nova vida.
Tudo que aconteceu com Lázaro foi uma forma que Deus usou para glorificar a Ele e ao seu Filho Jesus. Sim, Jesus amava a Lázaro como um grande amigo, para ser um amigo de Jesus tinha que ser uma pessoa fiel e justa diante dos olhos de Deus. E lendo a palavra podemos entender que Lázaro era agradável para Jesus como amigo. Ao encontrar-se com Maria e vendo a chorar, Jesus ficou comovido e chorou, não pela morte de lázaro, mas pelo desespero de suas irmãs, porque Jesus sabia que Lázaro não estava morto, mas sim dormia. Para Ele, seria o momento de sua glória, mas para Marta e Maria era um momento de sofrimento e lamentações pela perda do irmão. Mas esta era a vontade do Pai para glorificar o Filho. Lázaro não estava morto porque quem é amigo de Jesus ainda que esteja morto voltará a viver, para honra e Gloria de Deus. No versículo 32 Maria diz as mesmas palavras que Marta disse no versículo 21 Ao chegar onde Jesus estava Maria caiu aos pés Dele, dizendo: “Se o Senhor estivesse aqui, meu irmão ainda estaria vivo”. Muitos que ali estavam criticaram a Jesus por ter deixado Lázaro morrer, mas, porém Marta e Maria criam no poder de Jesus como Senhor,
e afirmam que se Jesus estivesse lá no momento em que foi chamado Lázaro estaria vivo. Apesar das criticas, que o povo fizeram, Ele somente diz uma palavra que surpreendem a todos. Versículo :39 “removam a pedra” neste momento creio eu que houve  comentários no meio do povo será que estamos ouvindo o que Ele esta dizendo, remover a pedra do tumulo de quem esta morto a quatro dias, Ele deve estar brincando, o que Ele esta pensando que vai fazer, primeiro Ele diz que é amigo de Marta e Maria agora depois do morto esta a quatro dias sepultado Ele quer ver um corpo em decomposição.
Mas Jesus não deu ouvidos aos comentários negativos a seu respeito. Ainda no versículo 39 Porém Marta a irmã do morto, falou: “Mas o mau cheiro será terrível, porque está morto há quatro dias”. Vejam; como a Nossa fé muda de um momento para outro, primeiro ela disse a Jesus que se Ele quisesse era só pedir ao pai e seu irmão voltaria a viver, agora ela não tem a mesma fé, esta preocupada com o mau cheiro do cadáver, que supostamente estava em decomposição, por um instante ela esquece que é Jesus que esta mandando retirar a pedra. Então Jesus diz novamente:
“Eu já não disse que se crer, você verá um maravilhoso milagre de Deus?” respondeu Jesus. Versículo 41. Então rolaram a pedra para o lado. Foi quando Jesus levantou os olhos aos céus e disse: “Pai graças dou ao Senhor porque me ouviu. Eu sei que o Senhor sempre me ouve, mas digo isto por causa destas pessoas que se encontram aqui, para que creiam que o Senhor me enviou”. Então Jesus gritou bem alto: Lázaro venha para fora. E Lázaro começa uma nova vida, a alegria volta ao seu lar. Lázaro não estava morto e nem cheirava mal ele estava apenas adormecido para honra e glória de Jesus Cristo, o povo precisava ver algo já mais visto para que Jesus fosse glorificado, eles eram uma geração de incrédulos, piores do que nós que cremos pela fé, porque nós não tivemos o privilégio de estar próximo de Jesus como eles e mesmo assim duvidaram do Seu poder, Mas Marta e Maria creram e pôde ver este grande milagre acontecer em suas vidas.

Jesus era amigo íntimo de Lázaro.
Marta e Maria tinham a certeza que Jesus poderia ressuscitar o seu irmão.
Para o mundo a vida de Lázaro havia encerrado.
Jesus chora não pela morte de Lázaro, mas pelo sofrimento de suas irmãs.
Para Jesus Lázaro não estava morto, mas dormia, era um plano de Deus.
Jesus agradece ao Pai diante do povo, para que eles pudessem ver que o Pai ouve o Filho.
Para o mundo conhecer o Seu poder, Jesus desperta Lázaro.
Jesus e o Pai são glorificados.
Deus age como Deus, não com sentimentos de pecador.



Editado por José Simião 09/07/2011