domingo, 11 de setembro de 2011

AMANHA PODE SER MUITO TARDE.



Eclesiastes 12:1-14
Não deixe o entusiasmo da mocidade fazer com que você esqueça o seu Criador. Honre a Deus enquanto você é jovem, antes que os dias maus cheguem, quando você não vai mais ter alegria de viver. Quando os seus olhos estiverem tão fracos que não poderão mais perceber a luz do sol, da lua e das estrelas, vai ser tarde demais para uma vida ativa de serviço e se lembrar de Deus. Vão chegar dias em que seus braços tremerão de velhice e suas pernas que hoje são firmes e fortes ficarão fracas. Os dentes vão cair e você não poderá mastigar direito. Os seus olhos ficarão cansados e fracos. Os seus lábios, murchos, ficarão bem fechados enquanto você tenta mastigar sua comida! Você vai acordar com o barulho dos pássaros, mas não ouvirá direito e mal conseguirá falar, com voz tremida. Você vai ter medo de lugares altos, medo de cair. Vai ser um velho de cabelos brancos de rosto murcho, que anda se arrastando; já não vai ter vigor físico, e verá a morte de perto, aproximando-se cada vez mais de sua casa eterna. Depois atrás do seu caixão, muita gente vai seguir, chorando.
Sim, lembre-se do seu Criador agora, enquanto você é jovem, antes que o fio de prata da vida seja cortado; antes que o copo de ouro se quebre, antes que o vaso se quebre junto à fonte e a roda se parta junto ao poço; antes que o pó volte a terra de onde veio e o espírito volte a Deus que o deu. Tudo é ilusão disse o mestre; uma tolice.
Mas, porque era sábio, o mestre continuou ensinado aquilo que sabia a outras pessoas; ele reuniu muitos provérbios e ditados. Além de sábio, o mestre sabia ensinar; além de ensinar o que sabia, ele fazia isso de um modo agradável e interessante. As palavras do homem sábio nos forçam a tomar atitude. Elas explicam claramente verdades muito importantes.  Os alunos que aprende bem o que os mestres ensinaram serão sábios.
Mas meu filho, saiba logo: há tantas opiniões diferentes que é impossível contarem. Você poderia estudar essas opiniões por toda a sua vida, ficar cansado de estudar, sem chegar ao fim! Esta é minha conclusão final: respeite a Deus e obedeça aos Seus mandamentos. Isso é o resumo do que o homem deve fazer. Porque Deus vai julgar todos nós por tudo o que fazemos, até por aquelas coisas que ninguém conhece, sejam elas boas ou ruins. Quando somos jovens queremos aproveitar o Maximo da vida, esta é a fase mais perigosa da vida de um cristão porque mundo tem muitas ilusões para oferecer, é a fase que o pecado se apresenta de forma atraente, tudo que praticamos parece ser normal, nada  nos parece ser pecado.
Os amigos dizem que você tem que aproveitar vida, mas será que aproveitar a vida é viver no pecado. Ninguém pode prever o futuro, porque não somos nós que controlamos a vida.
Certa vez um homem foi ao medico e disse: Doutor não fumo, não bebo nada que contenha álcool, me alimento bem, durmo no horário certo, o medico olhou nos olhos dele e disse: não sei quando, mas você vai morrer com uma boa saúde. Sabemos de tudo, mas a morte não manda recado.
Conheci um garoto que deveria ter uns dezoito anos; na cidade de Osasco em São Paulo, ele era perfeito com aparecia  saudável todos os jovens estavam na sala brincando, der repente o jovem caiu no chão morto.
O tempo passa muito rápido e a velhice se apodera de nós, Qual é o seu tempo para Deus? Qual é o tempo que Deus vai nos manter respirando, você sabe?
I Tessalonicenses 5:2-3 Porque vocês sabem muitíssimo bem que ninguém o sabe; pois aquele dia do Senhor virá inesperadamente, como um ladrão de noite. Quando o povo estiver dizendo: “Vai tudo bem, está tudo calmo, está tudo em paz’-então der repente o desastre virá sobre eles, tão súbito como as dores de um parto a uma mulher quando nasce o seu filho”. Essa gente não poderá fugir para parte alguma - não haverá lugar onde esconder.
Todos os que deram ouvidos as palavras de Jesus não serão pego de surpresa, porque estão atentos a este dia glorioso. Para aqueles que servem a Cristo será motivo de alegria, mas será um dia de terror para muitos.   

Editado por José Simião.
11/09/2011