sexta-feira, 24 de junho de 2011

QUAL É A FINALIDADE DO ESPÍRITO SANTO EM NOSSA VIDA?




O batismo com o  Espírito Santo é necessário a todos os crentes que desejam trabalhar na obra de Deus. Porque sem a sua presença em nossa vida não teríamos nenhuma mensagem do reino dos céus para divulgar ao mundo.
O próprio Jesus mesmo sendo o filho de Deus teve que receber o Espírito santo para iniciar a sua obra, após ter sido batizado por João Batista. Mateus 3: 15 Mas Jesus disse: “Batiza-me, por favor, porque devo fazer tudo que é certo”. Então João O batizou. Assim que saiu das águas O Espírito Santo desceu sobre Ele.
Podemos ver que Ele mesmo diz a João que havia a necessidade de ser batizado, porque apesar de ser o filho de Deus, mas Ele estava vivendo nas mesmas condições do homem mortal. E para receber o Espírito Santo Ele precisava primeiro ser batizado nas águas com se fosse um pecador.  Os seus apóstolos também tiveram que receber o batismo do Espírito Santo para levar a diante o evangelismo porque não era fácil com nos dias de hoje, Que temos toda a liberdade.
Uma mensagem entregue por um pregador sem a unção do Espírito Santo não é uma mensagem de conversão e sim uma historia como outra qualquer.
A palavra sob a unção do espírito penetra profundamente no coração de quem a ouve.
Não existe uma forma segura de ganhar almas para Cristo, sem a presença do Espírito Santo na vida do evangelista. Os apóstolos só começaram a viver a realidade do ministério de Jesus quando foram cheio do Espírito Santo, perderam medo, foram presos, apanharam, e muitos até morreram. Ele nos da coragem para manter a verdade, se Pedro estivesse cheio do Espírito Santo não teria negado a Jesus porque o medo a insegurança toma conta, quando não recebemos o batismo com o Espírito Santo. Pedro ainda não estava pronto para suportar pressões. Quando Jesus o disse que ele o negaria, Jesus sabia que ele não estava preparado. Se Estevão não estivesse cheio do Espírito Santo, Já mais ele falaria da forma que falou aos que o apedrejaram, “Após ter falado toda a verdade ao povo” Atos 7 : 57-58 Mas todos se revoltaram contra ele, puseram as mãos nos ouvidos, abafaram sua voz com gritos da multidão, que arrastou Estevão para fora da cidade, a fim de apedrejá-lo. As testemunhas oficiais-os que jogaram pedras - tiraram os casacos e o puseram aos pés de um jovem chamado Saulo. Somente com a presença do Espírito Santo o crente tem condições de honrar o nome de Jesus.

MAS COMO FAÇO PARA SER USADO PELO ESPIRITO SANTO?

O crente que decidir ser o templo do Espírito Santo precisa ser amigo intimo de Jesus, entender quais são os planos de Deus em sua vida. Deixar Deus agir conforme a sua vontade. Um amigo sincero sempre compartilha seus problemas com o outro, assim devemos ser com Deus. Se você não conhece o seu Senhor como pode servi-lo? Quando vivemos dentro da casa de nosso pai sabemos tudo a seu respeito o que ele gosta ou não assim também devemos ser com Deus. Não devemos nos iludir tentando esconder pecados, porque tudo Ele sabe, Ele só quer que confessemos para ver se há sinceridade em nosso coração. Então quando passamos a ser amigo de Deus automaticamente abandonamos o pecado e passamos a servir a Jesus. E Jesus nos presenteia com o batismo do Espírito Santo, e Ele com a sua soberana sabedoria, nos capacitará a executar o cargo que Ele nos conceder.

ELE É UM PRESENTE QUE JESUS NOS DEU.

Não precisamos pedir a Deus que nos batize com Espírito Santo, nós o recebemos como conseqüência da obediência a Deus. Atos 5:32 Nós somos testemunhas destas coisas, e assim é também  o Espírito Santo, que Deus concede a todos os que lhe obedecem.
Podemos ver que para receber o Espírito Santo é necessário sermos somente obedientes a Deus. Pregar a palavra é fácil o difícil é obedecer, assim como louvar o jejuar, se possível nunca faltar aos cultos. Tudo isso é fácil de fazermos. Todo o sofrimento do povo de Israel quando estava no deserto era causado pela desobediência a Deus. E mundo de hoje vive essa situação caótica é a conseqüência da desobediência.

ELE NOS DA O DESEJO DE PREGAR O EVANGELHO PARA GANHAR ALMAS.

Muitos pregam a palavra como profissão que é o mais comum nos dias de hoje, muitos não estão preocupado se o pecador será transformado e terá uma nova vida. São enormes templos porque quanto maior melhor é para eles. Na realidade salvar as almas não é mais prioridade em certas denominações, muito menos educá-las para não desistirem do caminho da salvação. O desejo de pregar a palavra não esta no coração do homem, mas é o Espírito Santo quem a coloca em nossos corações o desejo de ganhar almas, Ele nos da a capacidade de interpretar a palavra, e através da Sua sabedoria somos conduzido ate determinadas pessoas e ali falamos de Jesus e sob a ação do Espírito Santo. Então dezenas, centena, ou milhares aceitam a Jesus isso não é maravilhoso?. Atos 8 : 4-8 Mas os cristãos que tinham fugido de Jerusalém  iam por todos os lugares pregando a boa nova de Jesus! Filipe por exemplo, foi para a cidade de Samaria e falou a respeito de Cristo ao povo dali. As multidões ouviram atentamente o que ele tinha a dizer, por causa dos milagres que fazia. Muitos espíritos maus eram expulsos, e gritavam ao deixar suas vitimas; muitos paralíticos e coxos eram curados, de modo que havia alegria naquela cidade porque o Espírito Santo estava com Filipe.
Quantas maravilhas o Espírito Santo pode fazer na vida daqueles que obedecem a Deus. Quantas pessoas podem ser beneficiadas através de um servo de Deus fiel.

A PRIORIDADE DO ESPIRITO SANTO É GANHAR ALMAS.

O Espírito Santo é nosso amigo, está sempre pronto para nos orientar, mas o seu objetivo é nos conduzir em direção das almas perdidas. Homens como Filipe e os demais apóstolos eram exclusivamente instrumentos de Deus, eles viviam para o evangelho faziam aquilo que o Espírito de Deus ordenava.
Um anjo do Senhor conduz Filipe para outro lugar porque havia uma alma com duvidas a respeito de Jesus. Atos 8 : 26 -40. O Espírito Santo diz a Filipe para seguir uma carruagem de um tesoureiro da Antioquia, um eunuco que estava lendo o livro do profeta Isaias. Filipe correu, ouviu o que estava lendo, e perguntou: “O senhor entende isso?” “Claro que não!” Respondeu o homem. “Como posso entender se não há ninguém para me ensinar”? Ele pediu a Filipe que subisse na carruagem e se sentasse com ele! E Filipe cheio do Espírito Santo esclarece o texto que o eunuco estava lendo no livro do profeta Isaias Cap.53 ; 7. Após esclarecer o eunuco, ele  mesmo pede para ser batizado. Podemos ver o quanto é importante cada alma que ganhamos para Cristo, por causa de um único homem que estava viajando na estrada que ligava  Jerusalém ao deserto de Gaza o Espírito Santo usou a Filipe para tirara as suas duvidas e também batiza-lo.
Que o Espírito Santo coloque em nossos corações desejo de semear a palavra de Deus.

Editado por José Simião
24/06/2011